Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Onde está Wally?

Autor: Edson   |   23:29   4 comentários

Quem se lembra do Wally, personagem de uma série de livros ilustrados, onde o passatempo consistia em procurá-lo no meio da multidão de outras pessoas e objetos desenhados?

Pois eu me lembrei dele esses dias quando passou pela minha cabeça diversas figuras do cenário político brasileiro, mas ao invés de procurar "onde está o Wally?" eu tentei em vão achar "onde está a direita?".

Acredito que nem Martin Handford - britânico autor da famosa série - pensou em uma ilustração tão difícil - senão impossível - de resolver.

Ouço muita gente dizer que certas coisas só existem no Brasil. Não dúvido. Mas um fato também é certo: tem algo que só no Brasil - país não comunista, pelo menos ainda - não existe: um partido de direita.

Como afirmou Merval Pereira, em artigo publicado em O Globo (20.11.2007):

"Nosso país tem produzido no setor político uma aberração: não existe um partido declaradamente de direita, e disputou-se a Presidência da República desde a redemocratização sem que nenhum dos candidatos se anunciasse representante “da direita”.
Finalizo com uma súplica: Usquequo, domine? [Vulgata, Isaías 6.11, "Até quando, Senhor?"]

4 comentários:

Caro Edson,

Ouso tentar uma explicação. Recentemente, pelo menos, a direita no Brasil esteve associada ao golpe militar de 64. Desde então, a pecha de direitista passou a ser algo como um xingamento.

Veio a redemocratização e, mesmo quem defende agenda da direita, envergonha-se em ser denominado como tal. Aliás, uma pena, haja vista que praticamente todos os políticos, sendo de esquerda ou não, acabam por apoiar bandeiras típicas da esquerda para não ser xingado como direitisa.

Parabéns pelo seu blog.

Um abraço.

Voltem para as cavernas seus safados!Não passa de um bando de egoítas,que pensam no proprio umbigo ao inves da coletividade.Vão lamber as botas do macarthismo..Viva Milton Santos!!Morte a todos vcs!

Ameaça de morte, hein! A única coisa racional do comentário acima foi o fato de seu autor ter ficado anônimo.