Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilma parece pretender governar até Deus

Autor: Edson   |   18:57   6 comentários

Domingo último, Dilma Rousseff afirmou que fará um governo “sobretudo para a pessoa humana” deixando entender que o céu não será a fronteira para o novo império do Socialismo Bolivariano do século XXI. Explico.

Durante o debate eleitoral promovido pela Folha e Rede TV no dia 17 de outubro, a candidata petista afirmou nas considerações finais que fará “um governo voltado para a pessoa humana, sobretudo para a pessoa humana, que será respeitada”. (Cfr. Aqui.)

Tem gente que quer falar bonito e não sabe o que diz, assim espero. “Pessoa humana” é uma expressão que tem sua origem na teologia católica e é usada para diferenciar os homens das “pessoas divinas”. Lembram-se das aulas de catecismo? A Santíssima Trindade é um só Deus em três Pessoas.

Para simplificar, todo ser racional é pessoa. Logo o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Pessoas, Pessoas divinas. O homem também é um ser racional e por isso igualmente é chamado de pessoa, pessoa humana. A pedra, o cachorro, a árvore, etc - por mais que alguns eco-shiitas queiram - não são racionais, e portanto não se enquadram na definição de pessoa.

Para quem for ateu, torna-se um pleonasmo usar a expressão "pessoa humana", seria o mesmo que dizer "chuva molhada", "subir para cima" ou "pedra dura". Do contrário, é uma declaração inconsciente na existência de "pessoas divinas".

No caso da Dilma, parece que ela pretende governar também para as "Pessoas divinas", mas, não se espantem pela simplicidade, seu governo será "sobretudo para a pessoa humana". (O negrito e o sublinhado é meu).

6 comentários:

Edson!! Que bem observado esta questão da " pessoa humana" !!! Mais um excelente post como nos tem acostumando!

Quem seriam as pessoas não humanas? Devem ser os petistas.

Edson, nesse caso, o Satanás seria pessoa humana ou divina? Ou não seria enquadrado no conceito de pessoa?

Contiunuei sem entender: uma pessoa angélica é ente metafísico?

Não, é um ser puro espirito.

Realmente eu não levei em consideração esse dado quando escrevi o artigo. Agradeço a observação.