Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nobel de literatura perde a compostura

Autor: Helio Dias Viana   |   09:33   1 comentário


Em artigo intitulado A hora da verdade, publicado no matutino socialista madrilense “El País” (8/5/11), o escritor peruano Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura de 2010, investe intempestivamente contra o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani. Motivo: a nota Os irrenunciáveis direitos humanos, emitida pelo Prelado, e a preferência deste pela candidata direitista Keiko Fujimori nas próximas eleições presidenciais.

O escritor parece repetir assim a consigna do ex-chanceler Celso Amorim a propósito de Honduras, segundo a qual não havia mais lugar para a direita na América Latina. Ao primeiro aceno desta, a tática comunista – repetida pressurosamente pela sua inestimável quinta-coluna – é tachá-la de fascista (ver post Prêmio Nobel da Quinta Coluna).

Com efeito, escreve Vargas Llosa: “Embora eu não seja crente, tenho muitos amigos católicos, sacerdotes e leigos, e um grande respeito por aqueles que procuram viver de acordo com suas convicções religiosas. O cardeal Juan Luis Cipriani, arcebispo de Lima, pelo contrário, me parece representar a pior tradição da Igreja, a autoritária e obscurantista, a do Índex, Torquemada, a Inquisição e as grelhas para o herege e o apóstata...”, para acrescentar mais adiante que o Peru está vivendo o paradoxo de por medo do socialismo, vir a cair no fascismo. Como se socialismo e fascismo não fossem o verso e o reverso de uma mesma medalha!

Embora se saiba que no governo Fujimori houve muita corrupção – à vista do escabroso escândalo do mensalão, quem aventura a atirar a primeira pedra? – a verdade seja dita: toda a sanha que contra ele se levanta prende-se ao fato de não ter sido complacente com a sanguinária guerrilha do Sendero Luminoso que assolava o país, “crime” que nenhum “tolerante” de esquerda tolera! E todo o artigo de Vargas Llosa não é senão um ataque furibundo ao período Fujimori, com cujos abusos ele intenta comprometer o Arcebispo de Lima, numa desesperada tentativa de eleger o alcandorado, probo e cheio de irresistíveis promessas Ollanta Humala, recém-convertido em democrata pela alquimia de seus asseclas do PT.

1 comentários:

É curioso como esses homens embombados pela mídia sempre tendem para a esquerda.