Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, sexta-feira, 8 de julho de 2011

Maconha não pode ser considerada como “droga leve”

Autor: Paulo Roberto Campos   |   22:51   14 comentários

A propósito do post (Aos maconheiros de plantão: O “argumento-fumaça”, dos defensores da maconha, é uma droga! ) recebi uma objeção indignada (abaixo), assinada por Morpheus. Ignoro se nome ou pseudônimo. Em todo caso, é o nome do deus do sono e dos sonhos...

Apesar desse nosso amigo sonhar com a maconha liberada e apresentar um argumento "viciado", segui seu conselho: “pesquise um pouco mais”.

Comecei, mas logo de início interrompi, pois me deparei com uma pesquisa já feita. Assim, além de ganhar tempo, posso transcrever um texto, não desse modesto rabiscador-blogueiro, mas de especialistas no assunto drogas. Eles deixam claro que a maconha é considerada uma droga leve só em tese, pois, na prática, ela abre portas para o pior do submundo. (segue mais abaixo, matéria publicada na revista “VEJA”).
Morpheus deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Aos maconheiros de plantão: O “argumento-fumaça”,...": 


“A passeata em si vai contra o tráfico! Pois regularizando o consumo, não haveria o por que de alguém querer comprar uma erva toda modificada quimicamente de um traficante!

"Imagine o dinheiro que os policiais corruptos iriam deixar de ganhar dos traficantes? Por que a policia não fecha as bocas que vendem drogas?

"É pura burrice pensar que o 'sonho de qualquer traficante é a maconha liberada'......

"Pesquise um pouco mais.. Pois é ignorância ser contra algo que nem mesmo conhece. O alcool é uma droga muito mais forte e viciante e mesmo assim é vista como algo comum.. isso é certo? Só porque está dentro da 'lei'?

"Cigarro é muito mais viciante que a erva.. Falo isso por experiência própria. E está dentro da 'lei'..

"Antigamente era BONITO fumar, concorda? Mas, hoje em dia.. a MIDIA impoem o contrario.. Agora não é mais bonito fumar.. pois é PROVADO que mata.. e mesmo assim está na lei.. é permitido!

"Morpheus"

***

Antes de transcrever trechos da matéria publicada na revista “VEJA” (06/06/2011), intitulada “A utopia de desfazer o nó”, de Otávio Cabral, transcrevo algumas cartas que a revista recebeu ("VEJA" 15/06/2011), comentando tal matéria:
"Nunca prendemos tanta gente. A razão é simples: o número de criminosos está aumentando porque a demanda por droga também cresceu. É a lei da oferta e da procura".
Delegado Reinaldo Corrêa
Departamento de narcóticos da polícia paulista.

“Muito interessante a forma como foi feita a reportagem, abrindo espaço para reflexões. É visível que o problema não se resolve com o trabalho de combate. A solução real é a educação de qualidade para as nossas crianças e adolescentes como instrumento de prevenção. Trabalho há quase trinta anos com usuários de drogas e dependentes químicos e posso confirmar os sérios riscos que a pessoa corre ao fumar maconha. Entre outros perigos, quando o indivíduo é geneticamente predisposto para a psicose (o que é previamente desconhecido por ele), o uso pode desencadear um surto e até um quadro psicótico permanente”.
Roberto Lúcio Viera de Souza
Médico psiquiatra
Belo Horizonte, MG

“Fernando Henrique Cardoso sai “explicando” o THC (maconha) e diz que errou quando agiu antes. Quem garante que ele está certo agora?”
José Francisco Veloso
Doutor em dependência química
Vila Velha, ES

“O Brasil de hoje insiste em privilegiar as minorias, com métodos subliminares, ineficientes e ofensivos à maioria. A regulamentação do uso da maconha atende somente aos apelos da hipocrisia e da indolência. O cidadão de bem não está interessado nesse debate, não obstante seja vitimado caos social provocado pela sua demanda. A liberação não reduzirá a violência nem o poder do narcotráfico, muito menos o consumo. A violência persistiria, porque existem outras drogas mais baratas e devastadoras. O poder do narcotráfico restaria intocável, mediante o fomento do mercado paralelo. E o adepto do baseado prosseguiria puxando o seu, sem ser importunado. Antes das experiências alienígenas o Brasil precisa provar um daqueles planos de segurança sucessivamente engavetados pelos governantes, precisa da verticalização dos bons exemplos e da atenção aos seus filhos decentes e trabalhadores. A perdição da humanidade jaz nessa relatividade dos conceitos, responsável pela insegurança jurídica, pela descrença nas instituições, pelo desmantelamento dos lares, pelos desvarios da sociedade”.
Lucia Castralli
Delegada de Polícia Federal
Salvador, BA

“É ilusão acreditar que a descriminalização de drogas vai acabar com o tráfico. O tráfico é igual ao contrabandista, sempre oferecerá um preço mais baixo porque não paga impostos”.
Ronaldo Pianowski de Moraes
Curitiba, PR
***
A utopia de desfazer o nó

Veja - 06/06/2011 [trechos]
Otávio Cabral

O Brasil é o único país que faz fronteira com os três maiores produtores de coca do mundo: Peru, Colômbia e Bolívia. Dos três, apenas a Colômbia tem uma política agressiva de combate às drogas. A Bolívia é governada por um ex-cocalero, e o Peru será apontado na próxima semana pela ONU como o maior produtor mundial da droga. O plantio da coca, antes concentrado nos vales andinos, já chegou à Amazônia peruana, ao lado do Brasil. No total, as fronteiras brasileiras somam mais de 24000 quilômetros. Mesmo que o país contasse com o mais eficiente sistema de segurança do mundo, seria impossível barrar a entrada de drogas por tal vastidão – que dirá, então, com os míseros 27 postos da Polícia Federal instalados para vigiá-la. Sofremos, ainda, com corrupção generalizada e verticalizada, que atinge todos os escalões de todas as instituições. A alta taxa de informalidade da economia é outra grande amiga dos criminosos: permite ao tráfico fincar estacas em rodas as regiões do país, cooptando jovens sem instrução, de famílias pobres e desestruturadas. Da geografia às mazelas crônicas do país, portanto, tudo conspira para que no Brasil o tráfico floresça e produza sua horda de viciados. Que, nem adianta enganar-se, não ganhariam nenhum amparo real de um sistema de saúde tão falido que, em certas regiões, não consegue atender a queixas básicas.
Países que já solucionaram essas questões provavelmente teriam a ganhar em ao menos examinar argumentos como os expostos em Quebrando o Tabu antes de descartá-las. Mas, mesmo nesses, a descriminalização deixaria a descoberto uma questão essencial. Veja-se o caso da Holanda, onde a venda varejista de maconha e haxixe em coffee shops é aceita e regulada e a venda no atacado, por assim dizer, é crime. Como a droga segue abastecendo o comércio, é óbvio que há uma medida de conivência do estado com o tráfico. Que, sim, é um problema do qual os holandeses têm de se defender ferozmente. Por isso países como a Suécia reverteram suas políticas liberalizantes. No início da década de 60, os suecos estiveram entre os primeiros a aceitar o uso de entorpecentes. Mas o afrouxamento fez explodir o número de usuários e congestionou o sistema de saúde. Na década seguinte, então, o país endureceu a legislação e voltou a proibir ouso e a impor penas tanto a traficantes como a usuários. Hoje, a Suécia tem um terço da média europeia de usuários de drogas. Na Suíça, na década de 80, foram criados os "parques da seringa", onde se podia consumir qualquer tipo de droga sem ser incomodado. A ex-presidente Ruth Dreifuss (1999) admite o fracasso: "Perdemos o controle dos parques: os criminosos os aproveitavam para trazer drogas para os viciados". Por dez anos seguidos, nos Estados Unidos, a política da tolerância zero fez cair o consumo de maconha entre os estudantes. Há três anos, ele voltou a subir: segundo especialistas, efeito direto da liberação da maconha para fins medicinais na Califórnia e em outra dezena de estados – a qual favoreceu o surgimento de uma rede de "médicos-traficantes" que prescrevem a erva a qualquer um que pague entre 100 e 500 dólares por uma receita.

No Brasil, qualquer discussão que vise a mitigar o problema das drogas tem de reconhecer a tragédia pandêmica e assassina do crack. Essa forma de consumir cocaína, antes restrita às grandes cidades, hoje está espalhada pelo país. Mais destrutivo ainda, o óxi chegou aos centros urbanos a 2 reais a pedra. "Não há dúvida de que a maconha é uma porta de entrada. Ninguém começa direto no crack. Primeiro é o cigarro, depois uma cervejinha, um baseado...", diz o psiquiatra André Malbergier, da Universidade de São Paulo. Segundo essa visão, qualquer tolerância ao uso da maconha provocaria, de imediato, um aumento do consumo, alargando a porta de entrada a que se refere o psiquiatra Malbergier.
[...]
O tráfico tem a maconha como seu produto mais vendido, embora menos lucrativo que a cocaína e o crack. Tráfico que sitia partes de cidades, arregimenta jovens para o crime, decreta toque de recolher, substitui o estado e abre portas para outros tipos de delito, como tráfico de armas, sequestro, homicídio e roubo de carros. Em suma, quem fuma maconha está ajudando a movimentar a roda do crime. Ela é também um problema de saúde pública. Pelo menos 6% dos usuários se tornam viciados. É menos que o álcool (15%) e a cocaína (40%), mas o índice não pode ser desprezado. No período de uso intenso, há alteração da memória e da capacidade de concentração. Se for muito utilizada na adolescência, pode antecipar transtornos psíquicos. "Em meu consultório, atendo garotos que perderam o controle. Como acham que a maconha não traz problemas, eles usam de manhã, de tarde e à noite. Saem do eixo, deixam a escola", alerta Arthur Guerra.
[...]

14 comentários:

legalize já!!! não compre plante tinha q legalizar o plantio assim traficante n lucra maconheiro vai plantar sua erva sagrada. políticos e policiais [...] seus [...] vão [...].

maconha é só uma erva (planta). A ignorância mata mais que a maconha! Vender maconha n pode [...] o povo brasileiro pode? vão [...]

ESTUDO EM UMA FEDERAL, FALO 2 IDIOMAS E FUMO MACONHA DESDE OS 16 ANOS, NUNCA ATRAPALHOU EM NADA DA MINHA VIDA... A IGNORANCIA FAZ MUITO MAIS MAL QUE FUMAR UM BASEADO... QUERENDO OU NÃO A LEGALIZAÇÃO CHEGARÁ E QUANDO ISSO OCORRER NOSSOS FILHOS IRÃO OLHA ESSA ÉPOCA EM QUE UMA PLANTA É PROIBIDA E TEREM O MESMO SENTIMENTO Q TEMOS QUANDO LEMOS SOBRE A INQUISIÇÃO.... vcs conservadores mais uma vez irão quebrar a cara e nos vamo soprar fumaça na sua cara...

Esse anônimo ai deve ser estrangeiro, pois diz que fala 2 idiomas mas parece que o português não. Ou será que enquanto ele escrevia ele estava... sobre efeito

sou a favor da liberação da maconha,ou da broibição de bebidas alcoolicas droga essa que mata muito mas que a maconha e é protegida,pelo sistema,por garantir um concideravel contribuição tributaria o que prova que o governo não está preocupado com a saúde ou o bem está da população mas sim com a arrecadação tributária.

Qualquer proibição vai contra a liberdade, contra o livre arbitrio. Sei que na sociedade em que vivemos, ainda dependemos de leis que nos imponham certos limites, mas sou a favor da constante evolução dessas leis, conforme for crescendo a consciencia geral. A educação deve ser a base. Acredito que deve ser liberado pois acima de tudo somos donos de nosso nariz e, por mais que sejamos "ignorantes", sabemos o que é certo e errado, o que é bom ou não para nós.
Varios estudos nos mostram o poder da maconha, a qual e usada a milhares de anos. Acredito que por certo preconceito, estamos deixando de estudar esses poderes. Pois estamos muito voltados para os viciados e estamos deixando de lado as pessoas que se beneficiariam com seus poderes curativos.

Fernando não seja ignorante, vc veio aq para falar da maconha ou para gozar com o Anônimo?
aliás, para se falar alguma coisa sobre algo é preciso conhecer, vc já fumou um baseado? ou é como as coscoviteiras q ficam nas janelas falando mal de todo mundo?
mas aposto q de pinga vc entende né?
eu fumo desde os 18 anos, mas passo muito tempo sem fumar, as vezes meses, as vezes anos, as vezes dias, é conforme aparecer..
tenho 47 anos e sou super saudável.
É como td q é demais, deve fazer mal, mas se for na esportiva, é um lexotan, apenas dá sono e fome rsss, a tal da larica..
nunca ninguém morreu ou matou por ter fumado maconha. Foi proibida nos EUA pq os soldados não queriam guerrear depois de fumar a droga da paz e amor........

Anonimo
comecei com a maconha, viciei de primeira, eu pensava nela dia e noite, sabe, queria sentir aquele êxtase...!!!??? Fumava o tempo todo. de familia de classe média alta, eu sempre tinha grana para comprar. Meu nariz estava so pele, eu so queria estar na lua. Tinha 15 anos de idade, so dormia e fumava. Queria esperimentar outros tipos de drogas más não tinha coragem. Me obrigaram a voltar para a escola, ai, piorou tudo conheci uma pessoa (um professor meu) ficamos amigos, ele fumava maconha também... Em resumo, ele me ofereceu cocaina e craque e eu aceitei, viciei no craque também. ficou impossivel viver sem drogas. Minha turma era agora so de drogados e infelizes, pois so tinha alegria com o efeito das drogas. Terminei o ensino médio, e entrei para a faculdade sem nem fazer prova de vestibular, me colocaram la, más desde pequeno que minhas notas eram boas. Sempre usava drogas, qualquer intervalo, la estavamos nós, os viiados. Eu so sei que eu era muito infeliz porque todo dia eu decidia parar, eu dizia para mim, você não é viciado, so fuma por prazer, más não imaginava viver sem drogas, sempre tinha meu cigarro de maconha. Um dia um amigo meu, companheiro de farra, se matou, então fiquei arrazado, e pensei vou parar de usar drogas, não vou fumar nem um cigarro de maconha. foi ai que descobri o que eu intimamente ja sabia, eu era um viciado. Quem não é viciado em algo consegue se libertar facilmente. exemplo: Medico te proibe de usar algo por causa de sua saude, logo vc para, com a maconha não é assim. Ainda tenho o vicio, estou participando de um desses grupos que o governo oferce ja melhorei bastante. Minha Monografia é sobre Dislexia, pessoas que não conseguem aprender. Quem usa drogas usa menos de sua capacidade real, coisas que ele iria a 100% ele so consegue 40%.
Só um recado: você é viciado, não incentive outros a ser, nem a seus filhos, eles podem sfrer como eu.



se Adao e eva andavao pelados,e cinderela chegava em casa depois da meia noite,por que naum podemos fumar uma simples erva cujo e natural,fumo maconha jha faz 10 anos numca me atrapalhou em nada alias fico mais tranquilo,alegre e vou pra minha casa da uma laricada e depois da um sono,fumo maconha em tudo lugar em casa,no trabalho,em passeios e graças a deus me sinto muito bem numca tive uma se quer doença ao contrario de cigaro que sao mais de 4800 substancias quimicas e causa cançer naum e verdade,penso a sim se e liberado o cigaro que e quimico!!! por que naum liberar a maconha que he natural.queremos poder fumar nossa maconha em paz sem atrapalhar nimquem...

Falou, falou, falou e não conseguiu expôr sérios danos à saúde. (Pois é...)
Concordo que a legalização da maconha, talvez não acabaria com o tráfico, mas, pelo menos diminuiria, e nós, simples "amadores" da erva natural não teríamos de nos "misturar" com esses hipócritas que jogam na maconha culpa da fraqueza e do fracasso de ter caído no submundo mais que imundo da cocaína e do crack. São frustrados e doentes, precisam de ajuda. Nós não... Apenas gostamos de relaxar! Não saímos do nosso "corpo", do nosso controle; Nem eu, nem meus amigos nunca experimentamos cocaína ou crack (Deus me livre!). Sequer temos vontade!!!
Na boa, conservador, você está mesmo precisando "dá um dois" pra relaxar, cara! Você tá muito tenso!

Ah, vou postar como anônimo porque a maconha me fez perder a memória e eu esqueci meu nome!! kkkkkkkk

Outra coisa: O Anônimo que vai fazer monografia sobre dislexia, me explica porque seu nariz ficou sem pele por causa da erva! Obrigada!

#LEGALIZEJÁ

A maconha é a porta de entrada para drogas pesadas, pois com o passar do tempo as sensações dela diminuem, e a pessoa sente necessidade de mais fortes, daí pode tornar-se um vício arraigado em que as células orgãnicas exigem reposição dos estímulos cada vez mais fortes, por sermos dominados por elas; aí a pessoa é obrigada a recorrer a quantidades maiores para atenderem as exigencias celulares, até a maioria dos viciados morrerem precocemente, acabarem-se por causa da destruição dos neuronios que todas provocam.
Os partidos comunistas materialistas e ateus como o PT são a favor de drogas para alienar o povo para o dominar sem resistencia em caso de golpe.
Defendamos dessa gente que é ligada ao famoso satanista Marx que dizia: "Nada há de absoluto, definitivo e sagrado" não votando neles!

Faço o uso do tabaco, já tentei parar várias vezes, não dei conta. Me arrependo por ter começado. Maconha, bom caí na do cigarro, não caio nesta daí. E pra quem diz que liberando a maconha acaba com o tráfico, basta lembrar do cigarro, e das bebidas, aposto que tem gente aí que já comprou cigarro traficado, e todos sabem o que os caras são capazes de fazer? Bom com a maconha não seria diferente, além do mais, para os traficantes não é a maconha que dá lucro, mas a cocaína e o crack, e os traficantes continuariam traficando maconha do mesmo jeito e todo mundo iria continuar comprando do traficante, pois o preço e a quantidade liberada legalmente não atrairiam muito. E aí, como refutar o que digo? Não vamos ser hipócritas de querer contra argumentar pois sabemos todos que é assim que será se legalizada. A, mas eu não compraria ilegalmente, duvido que não compraria. Quanto a um comentário que lí sobre liberdade e livre arbítrio, e que as leis devem ser aprimoradas, vamos lá então, que liberem as drogas, que liberem a prostituição, que liberem roubo, assalto a mão armada, latrocínio, aborto, uso de armas sem necessidade de registro e porte. Liberdade e livre arbítrio, quero transar com tua mulher, namorada, mãe, tô louco sonhando com isto, pois ninguém é de ninguém mesmo, e provavelmente vai ser legal, eu filmo a cena e depois eu posto no face, pode ser? Opa começa a ficar difícil, o papo. Quanto ao meu tabaquinho que falei, sinto-me enojado comigo mesmo por ter começado e não conseguir parar.

Quanta tagarelice de conservadores que se opõe a legalização da maconha o argumento mais forte é que a maconha pode servir de porta de entrada para drogas que matam. Pois saibam que fumo a mais de 15 anos, as vezes fumo todo dia, as vezes só um por semana, as vezes passo meses sem fumar, sem nenhum problema, não fico estressado e nem violento ou seja sobrevivo muito bem sem maconha mas eu gosto e quero ter o direito de fumar minha erva. Estou a mais de 2 meses sem fumar porque na região que vim morar recentemente só tem Crack e cocaína, toda vez que vou comprar os traficantes só tem crack e cocaína e como eu não quero ficar "ligadão" com essas porcarias que matam eu vou embora sem comprar nada e olha que o traficante insiste em querer me vender as outras substancias. Agora tem gente de mente fraca que compra as drogas pesadas (o que não é meu caso), mas que culpa a maconha tem nisso? o traficante sim tem toda responsabilidade pois é ele quem quer vender o que tem custe a que custar e fica oferecendo narcóticos perigosos. Portanto eu espero que seja legalizado o mais rápido para que eu não financie mais o tráfico e que eu não tenha mais contato com esses marginais sendo que eu sou rotulado de marginal também por essa sociedade hipócrita. Quero ter o direito de usar essa planta criada por Deus e que o homem simplesmente tomou o direito dela de existir. Quero plantar em meu quintal e viver em paz com minha esposa e filhos. Trabalho pra caramba, estudo, vivo e convivo em perfeita harmonia com meus amigos e familiares e o país está uma merda aí eu te pergunto. A culpa é de quem?

Legalize já!!!!!!!!