Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Catolicismo versus laicismo: uma foto que vale por um artigo - JMJ 2011

Autor: Edson   |   11:53   9 comentários

Pensei várias vezes em escrever sobre a Jornada Mundial da Juventude que este ano ocorreu em Madri. Muitos fatos mereciam comentários, especialmente o enfrentamento entre católicos e laicistas militantes.

Mas vou poupar os leitores dos meus comentários e apenas publicar uma foto (vi hoje no blog do Jorge Ferraz) que vale por mil palavras, capa da edição de 18 de agosto do jornal El Mundo.


_________________________________________


Top Blog 2011

Pela quinta semana consecutiva, estamos entre os 30 mais votados no TopBlog 2011.

Enfrentamos adversários fortes da esquerda e por isso contamos com a ajuda dos leitores. Para votar, basta clicar aqui e escolher a melhor forma de dar seu voto (e-mail ou twitter).

9 comentários:

Quem lhe disse que alguém aqui quer ser poupado do seu comentário?

Foram duas coisas: ausência de tempo e de capacidade.

Ana, quem te disse que o Edson disse que alguém gostaria de ser poupado de seus (dele) comentários? Hahaha!

Isso aí são apenas circunstâncias adicionais, Edson, mas suponho que o que te fez realmente evitar comentários foi sua própria volição. Esse é seu blog! Fique À VONTADE e não dê satisfações.

Prezado Wendy, a falta de talento e de tempo foram fatores importantes para que eu não fizesse algum comentário.

Mas, se eu houvesse feito, seria na seguinte linha:

O processo revolucionário por alguns aspectos está mais radical do que no passado, com uma carga de ódio sendo demostrada a público muito maior. E isso figura muito bem naquele ser esbravejando atrás da moça. Mas esta, pelo menos para mim, simboliza muito bem a atitude da opinião pública - ou daquilo que resta da opinião pública ainda - em face do ódio revolucionário: Ela tapa os ouvidos e vira levemente para o lado oposto do revolucionário, à direita.

É mais ou menos como eu vejo o panorama atual. Toda vez que o processo revolucionário mostra seu vulto anti-católico, o centro se inclina à direita.

Como avançar sem cristalizar? Isso para mim é o grande impasse da Revolução - palavra que deve ser tomada no sentido expresso pelo professor Plinio Corrêa de Oliveira em seu livro Revolução e Contra-Revolução.

Era mais ou menos isso que eu comentaria se não fosse a falta de talento para expor a matéria com toda a precisão possível.

Tiro uma lição desta foto, uma lição muito simples e instrutiva.
Fechando os ouvidos às palavras, muitas vezes enganadoras, vendo a feiúra de um fato e rejeitando-o, buscando dar atenção ao que é mais belo, impotente fica a revolução, não conseguindo ganhar corações e mentes.
Ao que vem da revolução, basta apenas rejeitar e buscar algo melhor para por em seu lugar.Discutir, comentar, ouvir ou prestar atenção no que é feio, somente reforça aquilo que é indesejável.Tenho alguns cães aqui em casa, eles sujam o quintal, mas eu não fico prestando muita atenção na sujeira, apenas limpo o quintal, jogo tudo no lixo, transformando um quintal sujo em algo melhor.Não perguntaria nada à sujeira,se ela pudesse falar, nem ouviria qualquer coisa que ela pudesse dizer,sei que ela é uma sujeira e se desse ouvidos aos que dizem ser ela uma iguaria,ficaria eu,contaminado pela revolução.Se eu tirasse uma foto do quintal sujo,qualquer um saberia que não se trata de uma coisa agradável,a repeliriam e se concentrariam em algo mais belo.Assim, faço votos de que, tendo ou não cães, todos limpem os quintais de suas vidas.
Aproveito a oportunidade para deixar meu telefone, para que, caso o amigo Edson e demais editores deste blog precisem de algo (como localizar alguma sujeira), possam entrar em contato comigo.
(011)2831-4699
Ass:Maximiano

Edson, somos fãs de seu blog e de tudo que você publica !!!!
Em você não falta talento, muito pelo contrário!!
Belíssima sua visão do ocorrido... que bom que escreveu.
(Quando for oportuno e você tiver tempo para tal, poderia elaborar esta questão que você apontou: sobre o impasse da revolução e o anticatolicismo? Eu particularmente tenho muitas dúvidas, pontos que não compreendo sobre isto.)
Abraços!

É nesse ponto que me falta talento, Marina. O cenário não é otimista para a contra-revolução. Mas as facilidades que a Revolução tinha para avançar já não existem. Por exemplo, tente pensar como um revolucionário que precisa encaminhar a opinião pública para o tribalismo, estirpar da sociedade todos os reflexos da Lei divina e natural, fazer desaparecer todas as desigualdes sociais e a ideia de Deus da mentalidade dos homens.

Para a Revolução, todos deveriam ser como o sujeito atrás da moça. Mas o que ela [a Revolução] conseguiu foi um amotinado de baderneiros, "indignados", usuários de drogas e desocupados, que se agrupam nas praças para serem fotografados pela mídia do mundo inteiro.

Esse evento em Madri da juventude católica - o qual tenha muinhas reservas, especialmente no âmbito moral - mostrou a artificialidade e o quanto é pequeno o número desses "indignados" para os quais a mídia tinha dado tanta e tanta importância.

O que são os 20 mil "indignados" perto dos 2 milhões de jovens que pagaram suas próprias viagens para ver o papa em Madri?

Obrigada Edson pela sua resposta!!
Não sabia que existia esta visão possível ,de otimismo, diante da resistência ao avanço da Revolução. Ë ótimo saber disto!
(Também tenho reservas em relação a estes eventos. Pleno acordo!! )
E concordo com você que o avanço da Revolução é cada vez mais “mal visto” principalmente devido a nefasta ação das riots pelo mundo todo... rezemos!! Que Nosso Senhor ilumine sempre sua Santa Igreja e a proteja!!
Novamente obrigada! Abraços

Catolicismo x Laicismo? O que você prefere? Já foi provado que um sistema politico vinculado diretamente a uma religião de forma unilateral gera a mais fundo, perverso e maligno preconceito. Os cristãos já arruinaram demais o mundo, se esqueceram da Idade Media?
Cristãos no poder é igual a carnificina, retrocesso, antirracionalismo, perseguição politica e religiosa. Os cristãos destruíram milhares de culturas, cometeram genocídios, incitaram racismo, barraram o avanço do pensamento cientifico. Espera ai! Destruíram? Cometeram? Incitaram? Barraram? Não, minhas desculpas! Eles destroem culturas, cometem genocídios, incitam racismo, barram o avanço cientifico até hoje.
Os cristãos são uma verdadeira praga para o mundo. E não adianta falar que vocês sofrem perseguição. Cristianofobia? Besteira! O que eu vejo são os cristãos perseguindo os islâmicos, os judeus, os candomblecistas, voduístas, os satanistas, os homossexuais, e se não bastasse eles próprios se agridem, perseguindo uns aos outros só porque alguns seguem este ou aquele líder espiritual.
Espero que não apaguem este meu comentário (o que acho difícil). Provem pelo menos uma vez que podem dar espaço a opiniões contrarias a suas e não apaguem este comentário.
Se este for o caso: muito obrigado, e me desculpem se eu realmente ofendi alguém, mais esta é a minha opinião. Pode parecer que não mas eu respeito suas opiniões, espero que respeitem as minhas. Muito Obrigado.