Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2012

Ex-presidente de um organismo estatal da França é condenado por difamar a TFP

Autor: Rodrigo Amorim   |   11:05   Seja o primeiro a comentar

No dia 1º de junho de 2012 o Sr. Georges Fenech, ex-presidente da MIVILUDES (abreviação do francês: “Mission interministérielle de vigilance et de lutte contre les dérives sectaires) foi condenado por difamação. Os fatos se remontam ao ano 2009 quando a MIVILUDES publicou em seu relatório anual de 2008 um comentário difamatório a respeito da Sociedade Francesa de Defesa da Tradição, Família e Propriedade-TFP.

Georges Fenech e TFP
Sr. Georges Fenech, ex-presidente da
MIVILUDES.
A 17 º Sessão do Tribunal Penal de Paris, especialista em questões de imprensa, condenou Georges Fenech por suas acusações não fundadas a respeito da TFP revelando “uma falta de rigor na verificação assim como a falta de prudência de expressão de um organismo estatal que não pode se limitar a aproximações.”

A TFP existe na França desde 1975 e conta com o apoio de numerosas personalidades eclesiásticas e civis, agindo sempre em conformidade com o direito canônico e com a lei civil.

Segundo Gérard Ducrey, advogado da TFP e especialista na defesa de liberdades públicas e do indivíduo nos meios de comunicação, “apesar da ausência de condenação, pelo fato desta Associação portar convicções em defesa da Civilização Cristã, ela foi citada em dois relatórios parlamentares. O apoio de Cardeais e Bispos da Igreja Católica não foi suficiente para cessar os ataques.” (1)

Gérard Ducrey
Dr. Gérard Ducrey, advogado da TFP francesa.
Para ele, a entidade foi posta em dois relatórios
parlamentares pelo fato de “portar convicções
 em defesa da Civilização Cristã.”
A TFP foi submetida a três rígidos controles fiscais e nunca foi encontrado algo que comprovasse possíveis irregularidades, conforme acusa o documento da MIVILUDES. (2)

Para Dr. Ducrey, a última decisão do dia 1 de junho de 2012 sobre o relatório de 2008 da Miviludes “constitui um precedente importante em matéria de jurisprudência: É a primeira vez na França que o autor de um relatório destinado ao primeiro ministro é condenado por difamação pública.” E mesmo condenado o “Sr. Fenech continua a propagar rumores sobre a TFP apesar de sua perfeita ortodoxia, tanto nos planos jurídico, administrativo e religioso”.

Georges Fenech é deputado do UMP, partido do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy. Após a condenação ele declarou ao jornal “Le Progres” que “está muito surpreso com a decisão do Tribunal” pois em seu relatório não havia “nada de ofensivo.” (3)

Em comunicado do dia 07 de junho de 2012, a Sociedade Francesa de Defesa da Tradição, Família e Propriedade-TFP conclui: “A TFP, falsamente acusada, deve ser restaurada em sua dignidade de associação respeitadora das liberdades públicas e das leis.”

A França, outrora baluarte da Cristandade, atualmente persegue, com táticas já conhecidas, os defensores do ensinamento da Santa Igreja na esfera temporal.

Os acontecimentos históricos mostram que calúnias contra personagens providenciais sempre existiram. Com a TFP não foi, não é, e nem será diferente.

A luta pela restauração da Civilização Cristã continua.

_________________________

Referências:

(1)   http://www.ouvertures.net/georges-fenech-president-de-la-miviludes-condamne-pour-diffamation-publique/ – acessado em 6 de setembro de 2012.

(2)   Relatório de 2008:  http://www.miviludes.gouv.fr/sites/default/files/publications/francais/rapport_miviludes_2008_francais.pdf – acessados em 06 de setembro de 2012.

(3)   http://www.leprogres.fr/rhone/2012/06/08/miviludes-son-president-georges-fenech-fait-appel-de-sa-condamnation-pour-diffamation – acessado em 06 de setembro de 2012.

0 comentários: