Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Proteste: Blasfêmia contra Nossa Senhora na National Gallery de Londres

Autor: Edson   |   14:58   3 comentários



Você talvez já tenha recebido um cartão de Natal ou um santinho com a bela imagem acima.

Trata-se da Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora, um dos quadros mais famosos do Beato Angélico.

O quadro representa uma cena central na história da Redencao, porque ”o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós” no mesmo instante em que Maria respondeu à saudação do Anjo dizendo: “eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

O talento e a santidade de Fra Angelico souberam reproduzir na tela toda a sacralidade da cena, de molde a despertar nos milhões de fiéis que a tem visto e a guardam na memória a devida veneração por este mistério central da Fé católica.

Imagine que um tarado obcecado por pornografia deturpasse a cena e, preservando o fundo de quadro para trazer de volta à imaginação a pintura original, substituísse Nossa Senhora por uma mulher descabelada e totalmente despida. E o Anjo por outra mulher com asas, também inteiramente nua.

Você não consideraria essa adulteração blasfema do quadro como uma imensa agressão psicológica à sua Fé católica e à sua devoção Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora?

E não ficaria ainda mais horrorizado se soubesse que o móvel dessa agressão contra suas convicções religiosas está sendo exibido na prestigiosa National Gallery de Londres?

Trata-se de uma das obras do artista-pop Richard Hamilton (1922-2011), incluída numa exibição póstuma que apresenta outros quadros com cenas lúbricas de nu total dessas mesmas mulheres.

Consideramos a exposição e a mencionada obra uma blasfêmia contra a honra da Mãe de Deus e de seu Filho, bem como uma agressão brutal à consciência de todo católico.

Porém, tanto quanto sabemos, NINGUÉM está fazendo qualquer crítica ou urgindo medidas – pacíficas, é claro – contra essa exposição.

Se você souber de algum padre, de algum bispo, ou cardeal que tenha se manifestado, por favor nos informe. Nós vamos cumprimentá-lo por isso.

É de esperar que altos dignitários da Hierarquia católica se pronuncie a respeito com a necessára energia. Tanto mais quanto há algumas semanas inúmeras personalidades do clero e do mundo católico vieram a público reclamar contra um filme que os muçulmanos consideraram ofensivo a Maomé.

Vamos explicar melhor o que houve…

Na Internet foi colocada a sinopse de um filme caricaturesco sobre a vida de Maomé que os muçulmanos acharam blasfema. Em uníssono os seguidores do islamismo protestaram contra a zombaria, inclusive de forma violenta, provocando distúrbios por todo o mundo árabe, que culminaram no assassinato do Embaixador dos Estados Unidos na Líbia.

Muitas autoridades religiosas católicas uniram-se à condenação do filme acusando-o de será causa dos atos de violência, alguns até apoiando uma ação legal internacional contra os seus autores (veja aqui um exemplo).

Contrariamente ao Corão, o Evangelho não prega a violência. Mas há meios eficazes de reagir sem violência, que um católico pode empregar. É portanto incompreensível que uma ofensa gravíssima contra Àquela que é a Mãe de Deus, o Vaso de Pureza, não ocasione um protesto veemente dos católicos, especialmente das autoridades eclesiásticas.

E nós, enquanto devotos de Nossa Senhora, ficaremos inertes? Será que amamos verdadeiramente a Mãe de Deus a ponto de defendê-La contra uma blasfêmia como a exposta acima?

Trazendo a cena para o dia a dia:

- Você aceitaria que fizessem uma caricatura de sua mãe, de sua irmã ou de sua esposa, apresentada inteiramente nua?

Imagino que você ficaria indignado e faria de tudo para impedir que essa caricatura fosse dada a público.

Então, façamos o mesmo por nossa Mãe do Céu.

Veja o que você pode fazer para parar a exibição dessa obra blasfema:

  • Faça manifestações e protestos pacíficos. Os católicos são cidadãos ordeiros, respeitosos do Estado de Direito e que não fazem justiça pelas próprias mãos;
  • Mostre esta notícia para o Padre da Paróquia que você frequenta. E peça a ele que mostre ao Bispo com quem tem contato;
  • Envie uma mensagem à National Gallery, onde o quadro está sendo exposto, pelo e-mail: information@ng-london.org.uk
 Sugestão de texto:
Assunto: Suspendam imediatamente a blasfêmia contra a Virgem Maria.
Texto:
Prezado Dr.  Nicholas Penny,
Sou do Brasil e venho através deste e-mail fazer meu ato de protesto contra a infame exposição “The Late Works”, de Richard Hamilton. A razão de meu protesto é a inclusão de um quadro que deturpa a cena da Anunciação, zombando dos meus sentimentos religiosos cristãos.
Isso é inadmissível não apenas para os católicos brasileiros, como para qualquer país que nasceu das raízes cristãs, como a Inglaterra.
Exijo que sejam tomadas providências imediatas para que tal blasfêmia seja removida da exposição e farei de tudo para multiplicar este protesto por toda a Internet.
Atenciosamente,
Seu nome
  • Se você tiver algum contato no Vaticano, envie este post para que leiam e façam alguma coisa;
  • Caso você tenha um blog ou site, publique esta notícia e faça seu ato de protesto;
  • Compartilhe este post nas redes sociais e peça que os verdadeiros católicos se manifestem contra este ato radical de cristianofobia.
Esta blasfêmia não pode ficar sem protesto.

Ou não somos filhos de Maria Santíssima…

Como você vê há várias formas de protestar que não requerem um grande esforço. VOCÊ PODE FAZER A MAIORIA DELAS SENTADO EM FRENTE AO SEU COMPUTADOR.

Demonstre que você ama Nossa Senhora. Defenda-A destes insultos. O mundo precisa ver que não somos católicos apenas da boca pra fora, nós amamos a Igreja e a defendemos – pacificamente – de todo e qualquer ataque.

(Não publicamos aqui a foto da blasfêmia, pois não estaria de acordo com o que a moral, o pudor e o respeito à Nossa Senhora exigem. Limitamo-nos apenas a descrevê-la e dar as informações que permitem a qualquer um encontrar o original na Internet, coisa que, entretanto, não recomendamos).

Fonte: Devotos de Fátima

3 comentários:

Enviei a mensagem e recebi a seguinte resposta.


Dear Sir or Madam,
Thank-you for your e-mail. I regret to hear that you find Richard Hamilton’s work The Passage of the angel to the virgin to be offensive. The Gallery will not censor the works included in this exhibition.
Richard Hamilton is one of a number of artists who have exhibited their contemporary responses to traditional Christian iconography in the Gallery’s collection. In recent years artists including Ana Maria Pacheco and Paula Rego have exhibited their responses to traditional Christian paintings held in the collection.
Thank-you for taking the time to share your views about the exhibition.
Yours sincerely
Chris Morton


Chris Morton
Information Manager
The National Gallery
www.nationalgallery.org.uk

Eu recebi uma resposta em português:

Caros senhores,

Muito obrigado pelo seu e-mail. Sentimos muito em saber que os senhores acharam desrespeitosa a obra de Richard Hamilton The Passage of the angel to the virgin. No entanto, a Galeria não se coloca no papel de censor dos trabalhos exibidos na exposição.
Richard Hamilton é um dos artistas que como Ana Maria Pacheco and Paula Rego exploram o diálogo entre contemporaneidade e a tradição iconográfica refletida em nossa coleção de maneira controversa e instigante.

De todas as formas, agradecemos por entrar em contato conosco e dividir sua opinião sobre a exposição.

Sinceramente,
Chris Morton

Primeiro, blasfemia contra o profeta Maomé. Agora, contra N. Senhora...