Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, sábado, 28 de outubro de 2006

Janer Cristaldo, o “André Petry” do MSM!

Autor: Edson   |   23:00   3 comentários

Esses dias, ao abrir o site do Mídia Sem Máscara, MSM, (www.midiasemmascara.com.br) me deparei com o artigo Ad usum Delphini do Sr. Janer Cristaldo. Fiquei espantado com o que lia e pensando se não errei ao digitar o domínio do site, pois me via diante de um artigo que a Veja – em especial André Petry - bem poderia publicar sem nenhum escrúpulo, visto ser ela uma revista anticlerical. Quando André Petry se aposentar acredito que Janer Cristaldo será uma opção para a Revista Veja não deixar aquela tediosa coluna vazia.

Gostaria de ter tempo para escrever o que penso sobre esse artigo; na falta dele me satisfaço em transcrever alguns comentários que o Sr. Marcelo Moura Coelho, colunista do MSM, escreveu na comunidade do Orkut do mesmo [MSM].

Eis os comentários:

“O principal artifício do Janer, quando criticado, é se fazer de vítima, falar que estão querendo censurá-lo, que querem a volta da Inquisição etc. Infelizmente alguns caem e acreditam nisso.

“Ninguém pediu a censura do Janer, mas simplesmente que seus artigos não sejam publicados no MSM. E parem de inventar, porque isso não é censura. Qualquer jornal ou revista tem uma linha editorial e seus articulistas seguem essa linha. Por acaso é censura a Caros Amigos ou a Carta Capital não publicar artigos meus? Ou o MSM não publicar artigos do Frei Betto?

”Além disso, o Mídia Sem Máscara existe justamente para ser um contraponto à grande imprensa. A grande imprensa é anti-cristã. A Isto É publicou recentemente uma reportagem de capa que falava exatamente o que o Janer falou no artigo. Mesmo a Veja que é anti-Lula é completamente anticlerical. E a absoluta maioria dos artigos do Janer só repetem o que a grande imprensa diz, contra o objetivo do site.

”Tenho certeza que até o cristaldete mais empernido reconhece que o Janer destoa completamente da linha do MSM.

“Não há censura nenhuma no Obsservatore Romano. O jornal é feito por católicos e expressa a visão dos católicos, mas lá se discute qualquer assunto, mesmo os mais polêmicos.

“Comparar isso com Pravda é algo completamente irracional.”

3 comentários:

Prezado Edson,

O senhor Janer Cristaldo é um quinta coluna do socialismo em nossos arraiais conservadores, teremos que fatalmente afastá-lo. A mesma atitude tomaram os [i]conservatives[/i] norte-americanos contra os [i]liberals[/i].

Que Deus tenha misericórdia de Janer e o convença de seu erro antes que seja tarde e este senhor não vá arder nas chamas eternas da geena.

Abraços!!

Ah como é linda a liberdade de expressão, não é verdade?! Quem sugere a retirada de Janer tem uma visão equivocada em dois pontos: sobre a religião no pensamento conservador e sobre o papel da liberdade de imprensa. Sobre a religião esquece-se que é possível haver conservadores deístas, mas não religiosos (deístas geralmente não acreditam no poder da providência divina) e mesmo conservadores ateus, uma vez que é um pensamento em evolução e não uma ideologia monolítica (alcunha aliás que os progressistas gostam de atribuir aos conservadores, com alguma razão). Do editorial de MSM:
"MÍDIA SEM MÁSCARA é um website destinado a publicar as idéias e notícias que são sistematicamente escondidas, desprezadas ou distorcidas em virtude do viés esquerdista da grande mídia brasileira."
Em nenhum momento fala-se que o site é restrito ao pensamento conservador religioso. É apenas um site de crítica à esquerda. Melhor seja eue existam intelectuais liberais e ateístas! A diversidade é um bom sinal de que MSM respeita a liberdade de imprensa e de expressão. Vocês tem todo o direito de criticar os textos do Janer, mas não podem impedí-lo de dizer o que pensa, caso contrário estarão repetindo os erros autoritários dos seus adversários da extrema esquerda. Abraços.

Parece que o senhor Cleber Gomes Mira confunde democracia com demagogia libertina.
Quando Janer Cristaldo escreve um de seus artigos contra a Igreja, ninguém pode contestá-lo.
Vamos ver então o que acontecerá quando nós que prezamos pela religião começarmos a desmascarar racionalmente as tolices e contradições escritas por gente como o tal Cristaldo. Vamos ver...