Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Nova safra de democratas

Autor: Edson   |   23:36   2 comentários

O Partido Republicano do atual presidente norte-americano George W. Bush está em crise. Sobretudo depois da renúncia do ex-congressista Mark Foley, sob suspeita de envolvimento sexual com secundaristas que trabalham na Câmara.

As bases eleitorais do partido estão insatisfeitas e seus líderes se vêem enganados pelos republicanos que prometeram tomar várias medidas conservadoras; o que ficou só na promessa.

Os membros do partido opositor, os Democratas, não perderam tempo e apresentaram ao público alguns candidatos conservadores, como Harold Ford Jr.

Enquanto que na América Latina a esquerda tem que recuar em seu discurso para atrair eleitores centristas, nos EUA os Democratas têm que fazer o mesmo para ganhar os votos dos conservadores que se sentem órfãos pelos escândalos dos republicanos.

Embora seus candidatos mantenham uma política econômica esquerdista, falam abertamente contra o aborto, contra o casamento homossexual, contra o controle de armas, prometem revitalizar o exército, etc. Exemplo disso é o democrato Brian Schweitzer, de Montana, que disse à revista New Yorker "Minha idéia de controle de armas é a seguinte: você controla a sua arma e eu controlo a minha". Outro exemplo é Brad Ellsworth, de Indiana, que recebeu apoio da National Rifle Association.

A recente vitória dos Democratas na Camâra se deu por duas razões somadas, a primeira delas é a guinada para o centro-direita de alguns de seus candidatos; e a segunda é o descontentamento das bases republicanas com seus representantes.

Aqui cria-se um problema sério que o Partido Democrata irá enfrentar: como satisfazer essa base conservadora sem trair a identidade ideológica do partido?

2 comentários:

Vamos torcer que este problema seja insuperável para os democratas.

Muito Bom. Fiz uma referência deste post no blog/podcast Comentário Conservador.
http://conservador.wordpress.com
[]'s