Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

A combinação perfeita entre cervejas e queijos

Autor: Edson   |   16:24   1 comentário

Extraído do site da Cervejaria Eisenbahn

As cervejas especiais estão entre as melhores combinações possíveis com queijos. Assim como vem acontecendo uma revolução no mundo das cervejas, com o renascimento de cervejas artesanais, o mesmo vem ocorrendo com os queijos. Começam a aparecer os pequenos produtores que fabricam queijos com personalidade. Estes são os que combinam com as cervejas especiais.

Veja por que as cervejas e os queijos combinam tão bem:

SABORES SEMELHANTES

Nas cervejas encontramos diversos aromas e sabores semelhantes aos dos queijos, como os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo, geralmente presentes nos queijos mais curados.

CARBONATAÇÃO

A carbonatação desperta e estimula as papilas gustativas, acentuando os complexos sabores presentes nos queijos. Além disso, os queijos são gordurosos e cremosos, geralmente cobrindo nossa boca como se fossem uma espécie de cera. A carbonatação tem o poder de “lavar” esta gordura da boca, abrindo caminho para que nossas papilas gustativas estejam descobertas e percebam exatamente o sabor da cerveja e do queijo. Ela deixa sua boca pronta para um novo sabor, como se cada mordida ou cada gole fossem sempre os primeiros.

AMARGOR

Junto com a doçura, é responsável pelo equilíbrio da cerveja. Também torna a cerveja refrescante e estimula o apetite. Na combinação com comida, confere certa refrescância e, assim como a carbonatação, corta a gordura que cobre nossas papilas gustativas.

DOÇURA E SABOR DE PÃO

Os pães, assim como as cervejas, são feitos a partir de cereais. Daí tamanha semelhança de sabores, a ponto de chamarmos a cerveja de “pão líquido”. Assim como os queijos combinam bem com pães, facilmente harmonizam com os sabores de malte de cevada e trigo utilizados nas cervejas.

A doçura presente nas cervejas também tem origem no malte de cevada. O açúcar residual, não fermentado, acaba contribuindo para um equilíbrio entre o doce e o amargo. Essa doçura permite uma harmonização com queijos mais adocicados ou com queijos salgados, em uma harmonização por contraste.


FAMÍLIASTIPOSCARACTERÍSTICASCERVEJAS QUE COMBINAM
Queijos frescosRicota, Boursin, Feta, mozzarella de búfalaSuaves, de pouco sabor, alta umidadePilsen, Kölsch, Weizenbier
Com casca naturalChabichou, Crottin de ChavignolQuase uma exclusividade francesa, já que em outros países os produtores inoculam ou lançam o fungo branco em forma de spray. Macios e cremosos, de alta umidade.Pilsen, Fruit Beers, Weizenbier
Macios, de casca brancaBrie, Camembert, St-MaureBaixo período de maturação, alto teor de umidade e consistência quase cremosa. Variam de sabores extremamente leves, passando por sabores adocicados e de cogumelos, chegando a sabores intensos em queijos mais curados.Pilsen, Weizenbier, Kölsch
SemimaciosReblochon, Serra da Estrela, St-Paulin, Pont l’Evèque, ChevrotinSabor adocicado e de textura macia e médio teor de umidade.Strong Golden Ale, Pale Ale, Weizenbier, Weizenbock, Bière Brut (Lust)
SemidurosGruyère, Emmental , Appenzeller, Asiago, Gouda, Raclette, MaasdamPeríodo médio de maturação, menor teor de umidade, textura tenra, sabor suave e adocicado.Pilsen, Pale Ale, Strong Golden Ale, Bière Brut (Lust)
DurosGrana Padano, Parmesão, Cheddar (tradicional), PecorinoLongo período de maturação, baixo teor de umidade. Com o tempo ficam intensos, frutados, com textura mais seca e granulados, com a cristalização do sal.Pilsen, Strong Golden Ale, Dunkel, Weizenbock, Pale Ales, Weihnachts Ale, Bière Brut (Lust)
AzuisRoquefort, Stilton, GorgonzolaSabores complexos, picantes e salgados, são macios e quebradiços, além de gordurosos. Apresentam veios azulados no interior.Weihnachts Ale, Pale Ale, Strong Golden Ale, Bière Brut (Lust), Weizenbock

1 comentários:

É isso ai, vivendo e aprendendo, só falta por em prática
:D

Abraço!